segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A MARCA DE ATENA | RICK RIORDAN

PODE CONTER SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES...

A Marca de Atena é o 3° livro da série "Os Heróis do Olimpo" - uma espécie de continuação de Percy Jackson & os Olimpianos -, que foi resenhada aqui no blog até esse volume.
O próximo livro, pra quem não sabe, é A Casa de Hades, que já foi lançado e está aqui para ser lido e resenhado também. Bom, vamos à história do livro...

O livro já começa no exato ponto que terminou O Filho de Netuno, o que melhora muito, pois você começa a devorar a história, querendo saber o que vai acontecer, querendo saber o final e o desenrolar da história. E claro, sempre vai ser um desastre...

O livro já começa com um desastre, que você vai ter que ler pra descobrir, mas que esse desastre acaba desencadeando outro desastre e outro, e mais outro, e assim por diante. Resumindo: O livro é feito de desastres, mas tem seu lado bom...

Nesse livro já temos os sete meio-sangues a bordo do Argo ||, ou seja, gregos e romanos, juntos, não pode dar certo, mas enfim... De certo lado, dá um pouco certo sim, mas outras coisas virão para "salvar" o livro.

Vou falar de cada um dos personagens, porque daí fica mais fácil para mim. Em ordem alfabética, começando com chave de ouro:

ANNABETH CHASE: Não poderia começar por outra pessoa pois, sim, o livro é dedicado "praticamente" a ela. A Sabidinha está mais inteligente, forte, esperta, ou seja, tá perfeita. Nesse livro, o romance dela com o Percy está mais forte, mais intenso. Então, para os que "shippam" Percabeth, esse vai ser o melhor livro ;).
Ah, e nesse livro, ela recebe uma missão de sua mãe, junto com um suposta "charada":
"Siga a Marca de Atena. Vingue-me."

FRANK ZHANG: Supostamente o personagem mais bobinho da série, ou melhor, o mais idiota. Mas calma aí, eu não penso assim, ele é um personagem forte, muito, mas nesse livro ele não fez GRANDES participações, ou seja, não foi tão importante assim. Mas ele é legal, tem sua habilidade de mudar de forma e coisa e tal, então, ele é legal.

HAZEL LEVESQUE: A menina dos blecautes. Os blecautes dela deram uma parada nesse livro, mas um mistério entre ela e Leo pode mudar o rumo da amizade deles, ou não. Ela não teve muitas mudanças, continuou a mesma, pois, né, ela é de outra época, mas isso não vem ao caso. Resumindo: gostei dela nesse livro, mas não mudou muita coisa.

JASON GRACE: Ah, Jason Grace, por muito tempo o personagem principal, mas que nesse livro não passa de mais um personagem. Ele tá legal e tal, mas, como posso dizer, o romance dele com a Piper deixou o livro um pouco meloso, não muito, mas meloso. Eu entendo que o amor que a Piper não recebeu do pai ela tenho dado para o Jason, mas sabe, prefiro Percabeth a Jasiper.
LEO VALDEZ: Leo Valdez o maioral, o bad boy supremo, O cara. Sinceramente, adoro ele, consigo dar altas risadas com ele e com o Treinador Hedge, não imaginaria a história sem eles. Nesse livro, ele se torna um pouco mais importante, com mais responsabilidades ainda depois que conhece uma pessoa que eu não posso contar. Enfim, Leo Valdez merece meus parabéns!
"- Isso mesmo! - disse ele - Time Leo arrasa!"
PERCY JACKSON: O queridinho da galera está mais interessante nesse livro. Não é o mesmo Percy Jackson de antes, é um Percy Jackson mais forte, mais maduro e mais autoritário. As piadas são mais legais e não mais sem graça, como antes. Ele e a Annie são o casal mais perfeito que existe, ainda mais agora, depois que eles se reencontraram.
"Percy sorriu para ela - aquele sorriso sarcástico e desafiador que durante anos a irritara, mas que no fim a conquistou."

PIPER MCLEAN: Depois de salvar seu pai lááá atrás, ela voltou com tudo. Ela e sua adaga - a Katoptris - viraram fiéis companheiras, por mais que a adaga mostre coisas horríveis, elas são fiéis companheiras. Usando seu charme a todo o momento, ela se torna delicada e feroz, capaz de fazer o que quiser para ajudar seus amigos e salvar a pátria.





Enfim, o livro foi legal, com acontecimentos marcantes e fortes (principalmente o final) que podem fazer com que a história mude de rumo e se torne algo mais denso.

A escrita do Tio Rick ficou mais madura, mais bem estruturada, mais legal. A fórmula é quase pronta, com eles fugindo e encontrando monstros, fugindo e encontrando monstros... E por aí vai, a fórmula que todos nós adoramos.

PONTOS FORTES: Narrativa madura e bem feita, personagens melhores, uma trama melhor, tudo melhor, menos o final...
PONTOS FRACOS: Não são muitos, mas o que mais me incomodou foi a revisão da Intrínseca: muitas palavras trocadas, coisas mal traduzidas e por aí vai.
AVALIAÇÃO FINAL:
O livro leva cinco livrinhos e um coração de favorito, porque "A Marca de Atena" é amor <3


Créditos à Viria pelos excelentes desenhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será lido e devidamente respondido. Obrigado por comentar!